Carnaval Consciente: Aproveite respeitando sua saúde

0

O Carnaval é uma das principais festas do nosso país. Durante todo o feriado, milhões de pessoas ocupam as ruas, praias, bloquinhos, passarelas e sambódromos em inúmeras cidades do Brasil. A preocupação com diversão é tanta que esquecemos dos cuidados básicos com a saúde.

A Vale Saúde, pensando sempre no seu bem-estar, criou uma listinha para um Carnaval Consciente, destacando itens que você precisa ficar de olho para não estragar suas festas:

Hidrate-se

Com todo esse calor, exposição ao sol e alimentação pouco qualificada, o nosso corpo requer sempre de uma boa hidratação

Não se hidratar pode levar à problemas como baixa repentina de pressão, fraqueza e até desmaios. Temos certeza que você não quer passar por esse tipo de situação durante as festas, por isso, esteja sempre com a garrafinha de água em mãos.

Cuidados com o sol

Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva, os cuidados com o sol devem ser redobrados. Se você vai curtir o carnaval durante o dia, não se esqueça de proteger a pele com as seguintes recomendações:

  • Aplicar protetor solar de filtro 30, no mínimo.
  • Reaplicar o protetor solar duas vezes ao dia ou a cada duas horas se a pessoa entrar na água ou suar muito.
  • Evitar exposição direta ao sol das 10h às 16h.
  • Utilizar boné ou chapéu para proteger o couro cabeludo.
  • Tente aplicar o protetor ao menos 30 minutos antes da exposição ao sol.

Se for desfilar, faça um check-up

Muitos esquecem de fazer uma avaliação básica para entender se o corpo é capaz de aguentar o peso da fantasia, ou todo o tempo que você vai passar em pé e dançando. Por isso, também não é incomum termos ocorrências de pressão, inflamações localizadas e lesões nas pernas e coluna.

Então lembre-se: na hora de escolher a sua fantasia, procure adaptá-la para a capacidade do seu corpo e calor, mas também não deixe de consultar um médico.

As ocorrências de desfile ocorrem principalmente em pessoas sedentárias, que possuem alguns problemas de pressão e/ou com lesões e limitações nos membros inferiores e coluna. Se você se identifica com algum desses pontos, tome cuidado dobrado.

Beba com moderação

As bebidas alcoólicas são potencialmente diuréticas e, por isso, promovem uma eliminação de líquidos muito maior do que a ingestão em si e podem provocar desidratação. Além de moderar no consumo de álcool, intercale um copo de bebida alcoólica com um de água. Com isso, os efeitos negativos, e até a ressaca, ficam mais amenos.

*E lembre-se, se beber, não dirija.

Camisinha no bolso sempre

Por incrível que pareça, mesmo com tanta informação disponível, segundo dados do Centro de Controle de Prevenção de Doenças, as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) não param de crescer.

A grande maioria dessas doenças podem ser evitadas com o uso da camisinha e fazer isso não é apenas um gesto de respeito a sua saúde, mas também com a saúde do próximo.

Com essas 5 dicas, o seu Carnaval vai continuar sendo muito divertido e muito mais saudável. Boas festas!

Compartilhar.

About Author

Deixe uma resposta