Como cuidar ou prevenir gastrite

0

Você já teve aquela sensação de estar “cheio” logo depois do almoço? Já sentiu uma queimação no estômago depois de comer uma coxinha ou chocolate? Pode ser um sintoma de gastrite. Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), 70% dos brasileiros têm gastrite. Conversamos com a nutricionista Marcilene Sena para entender as causas, sintomas e saber como nos prevenir.

2

O QUE É?

A gastrite é uma inflamação da mucosa que reveste as paredes do estômago. Pode durar pouco tempo, ou meses, no caso da gastrite aguda, e até mesmo anos, no caso da gastrite crônica. A chamada “gastrite nervosa” também existe. Ela surge em momentos de estresse, quando o corpo produz ácido gástrico como resultado da produção de cortisol e adrenalina.

QUAIS OS SINTOMAS?

Os sintomas são dor e/ou queimação na região do abdômen, perda do apetite, náuseas, vômitos, indigestão e sensação de estar “cheio” após a alimentação, mesmo que você não tenha comido demais.

QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS?

Pode ser desencadeada por diferentes fatores, de acordo com o tipo. A gastrite aguda surge de repente, a gastrite nervosa quando a pessoa está sob tensão e a gastrite crônica, quando existe uma inflamação estomacal de lenta recuperação. Entre os principais fatores estão:

Infecção pela bactéria Helicobacter pylori;
Uso de medicamentos que agridem o estômago (principalmente os anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos);
Consumo de bebidas alcoólicas;
Alimentação inadequada;
Tabagismo;
Estresse.

De acordo com a FGB, a bactéria Helicobacter pylori afeta pelo menos 50% da população. No entanto, não é possível afirmar a existência do micro-organismo como causador da gastrite. Isso porque os maus hábitos influenciam diretamente o surgimento de doenças intestinais. Veja algumas atitudes para evitá-la:

Respeitar os horários das refeições;
Evitar o jejum prolongado;
Mastigar bem os alimentos;
Comer devagar;
Evitar alimentos muito quentes ou muito gelados;
Evitar balas e chicletes (eles estimulam a produção de ácido no estômago vazio).

O tratamento da gastrite varia de pessoa para pessoa e deve ser aconselhado pelo médico gastroenterologista, que indicará os exames adequados. Você pode consultar um gastroenterologista e realizar exames, usando o Cartão Vale Saúde Sempre .

4

3

Gostou das dicas? Então agora vai mais uma para você. Com o Cartão Vale Saúde Sempre você e sua família têm acesso a consultas e exames com preços muito baixos. Você pode conferir todas as especialidades direto em nosso site ou entrando em contato no 3003 0256. Não perca tempo!

Compartilhar.

About Author

Deixe uma resposta