Saiba como prevenir doenças respiratórias no inverno

0

O inverno chegou, com isso as pessoas buscam sempre lugares aconchegantes para se protegerem do frio. Os shoppings, cafés e restaurantes ficam mais cheios e as ruas mais vazias. É nessa época que os principais vírus de infecções respiratórias circulam nesses ambientes. As mudanças repentinas de temperatura também podem desencadear um processo alérgico ou mesmo abrir caminho para uma infecção bacteriana.

Existem doenças respiratórias podem ter varias causas, as 3 principais são as  alérgicas, virais e bacterianas:

Alérgicas:

Asma ou “Bronquite asmática” e Rinite.

Virais:

Gripes, Resfriados, Faringites ou até Pneumonias virais.

Bacterianas:

Faringites, Faringoamigdalites, Sinusites.

Cerca de 90% das infecções respiratórias são causadas por vírus, como no caso do resfriado e da gripe. Seus sintomas como congestão nasal, dores de cabeça, indisposição e febre são parecidos, mas o que os diferenciam são sua intensidade. O resfriado acontece de uma forma mais leve e os sintomas passam de 2 a 3 dias. Já a gripe a febre é maior, a pessoa fica indisposta e a recuperação leva até 5 dias. A falta de tratamento ou automedicação faz com que o quadro possa evoluir para uma pneumonia se tornando mais grave.

As doenças alérgicas se manifestam a partir de diversos fatores como poluição, tempo seco, mudanças climática e também por ácaros e fungos que se proliferam em cobertores e roupas de frio esquecidos no guarda-roupa. A alergia respiratória tem como sintomas a coriza, crises de espirro ou até mesmo falta de ar em casos mais graves.

Pulmões-02

Alguns cuidados básicos são essenciais para que você se mantenha saudável no inverno:

1.Busque sempre lugares arejados;

2.Lave sempre as mãos ou use álcool em gel para proteger das contaminações;

3.Evite o uso de tapetes, bichos de pelúcia, cortinas e vários outros objetos que nos rodeiam e abrigam os ácaros;

4.Passe um pano úmido ao invés de varrer;

5.Tome bastante água para se manter hidratado.

O cuidado é importante, mas se tiver algum sintoma que dure mais que dois dias evite a automedicação, procure sempre um médico e ele te indicará o melhor tratamento.

Com o seu Cartão Vale Saúde Sempre você tem acesso a consultas e exames laboratoriais e de imagens a preços muito baixos. Entre em contato com a nossa Central de Atendimento no 3003-0256 ou pelo site.

Aproveite esse inverno de uma forma bem aconchegante e saudável.

Compartilhar.

About Author

Deixe uma resposta