Exercícios para o cérebro: o segredo para manter sua mente produtiva

0

Você sabe onde estão suas chaves? Se as trocassem do lugar habitual, você continuaria lembrando? Pode parecer bobo, mas esse e outros tipos de mudanças, são ótimos exercícios para o cérebro. A rotina pode ser atrativa para ter o controle da situação, seja em casa ou no trabalho, no entanto, assim como o sedentarismo, ela não faz bem para a saúde do seu cérebro.

O desenvolvimento cognitivo do cérebro não está relacionado apenas ao que aprendemos na infância. Mesmo na vida adulta ele vive em constante evolução. Para manter sua saúde em dia é indispensável manter o preparo cognitivo.

Exercícios para o cérebro: O Preparo Cognitivo

Preparo Cognitivo

O preparo cognitivo ou a boa forma cognitiva tem influência em tudo que está relacionado a nossa capacidade de raciocínio, recordação, aprendizado e planejamento. Assim como exercitar o corpo faz bem à mente, exercícios para o cérebro também faz bem para o corpo, além de dar energia e prevenindo de diversas doenças. Atividades como:

  1. Fazer listas;
  2. Aprender tocar algum instrumento;
  3. Aprender novas línguas;
  4. Leitura;
  5. Jogos de raciocínio;
  6. Mudar o trajeto que você faz da sua casa para o trabalho e vice-versa.

A importância da observação para boa forma cognitiva

A importância da observação

Um artigo postado no site Harvard Business Review, revela que além desses exercícios, observar também é uma forma de trabalhar a reação cognitiva no cérebro. O estudo foi realizado pelos professores, Roderick Gilkey e Clint Kilts, afirmando que: “a aquisição de novas habilidades se dá pela prática — ou seja, pela experiência direta. Significa que também é possível adquirir habilidades por observação e experiência indireta.” O que basicamente mostra que você observar uma pessoa realizando algum tipo de atividade, como jogar futebol, seu cérebro irá registrar os detalhes como um preparo cognitivo próprio.

Mesmo com a perspectiva de vida do brasileiro aumentando, a saúde cognitiva é importante para que o nosso envelhecimento seja saudável e ativo, nos deixando cada vez mais independentes na terceira idade.

Gostou da dica? Nós da Vale Saúde Sempre, estamos de olho no que há de melhor para você e sua família, por isso também desenvolvemos um “Guia prático de como cuidar da saúde dos seus pais, que te mostrará dicas simples de como ser saudável sempre.

Fonte: HBR Brasil Channel

Compartilhar.

About Author

Deixe uma resposta