O que é o colesterol? O que eu devo saber sobre ele?

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Você sabe o que é o colesterol? Ele é uma gordura sintetizada principalmente pelo fígado, mas também por outros órgãos. Está presente em diversas concentrações, principalmente em alimentos de origem animal, e quando muito elevado, pode representar um fator importante na gênese, na ocorrência de doenças do aparelho circulatório.

Quais são os tipos de colesterol?

Existem, grosseiramente, dois tipos: o LDL ou colesterol de baixa densidade (o mau colesterol) e o HDL ou colesterol de alta densidade (o bom colesterol).

O HDL, transporta a gordura para o fígado onde ela é metabolizada e posteriormente excretada.

O LDL, circula pelo interior dos vasos e pode ser captado pelas suas paredes causando o aparecimento de placas, as quais podem reduzir o diâmetro interno dos vasos causando uma falta de sangue (isquemia) em determinados territórios, causando angina de peito, infarto do miocárdio no coração ou o acidente vascular.

Raramente, quando muito elevado, o paciente pode apresentar na pele lesões amareladas que são os xantomas, o xantelasma ou nódulos nos tendões musculares.

Como eu posso controlar a quantidade de colesterol do meu organismo?

A prática de exercícios leves a moderados, frequentes, e uma dieta com alimentos com baixo colesterol podem ajudar a reduzir seus níveis, porém, 75% do colesterol que corre em nossos vasos, é produzido pelo nosso próprio organismo.

A quantidade de colesterol encontrado em nosso sangue, então, é determinado por fatores genéticos e é muito importante saber reduzi-lo quando for necessário.

Quais são os sintomas de ter o colesterol elevado?

Os níveis de colesterol elevado não apresentam sintomas e só aparecerão quando ocorrerem as complicações como a angina de peito, o infarto do miocárdio no coração ou a isquemia do acidente vascular cerebral.

Com o que devo me preocupar além dos níveis do colesterol para ter uma vida saudável?

Além do controle, é muito importante a adoção de hábitos saudáveis, como o abandono do sedentarismo, do tabagismo, o controle da obesidade, da diabetes, da hipertensão arterial, do estresse e da sobrecarga do sistema nervoso, “surmenage” ou “burn-out”.

Tente, portanto:

Relaxar, caminhar meia hora ou fazer qualquer tipo de exercício físico diariamente ou pelo menos três vezes na semana. Não fume, tenha uma alimentação saudável rica em frutas e vegetais frescos e evite o consumo de alimentos multiprocessados. 

Consulte seu médico, controle sua diabetes e sua hipertensão arterial e, finalmente não abandone sua medicação quando prescrita.

Dr. Alberto F. Piccolotto Naccarato – Cardiologista CRM 12.166 SP   

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