Mulheres que mudaram a história da saúde no Brasil

0

As mulheres são símbolos de força, coragem, determinação e são capazes de mudar a história. Por isso neste mês de Março, a Vale Saúde Sempre traz para você 4 mulheres que mudaram a história da saúde no Brasil com sua dedicação instintiva por seus pacientes.

Valéria-Petri

Valéria Petri

No ano de 1982, a dermatologista Valéria se viu diante do primeiro caso de AIDS no Brasil. Sua descoberta junto a uma equipe de vários médicos, enfermeiros e intelectuais, mudaram as políticas públicas da saúde no país em uma época onde ainda não existia o SUS.

Nise-da-SilveiraNise da Silveira

Nise, foi uma psiquiatra alagoana que conseguiu, por meio da terapia ocupacional, mudar o tratamento de choque antes usado em pacientes esquizofrênicos. Com a arte ela descobriu uma forma de conseguir acessar o inconsciente dos seus pacientes através de pinturas e esculturas. Essa descoberta fez com que ela conseguisse uma melhora significativa nos tratamentos.

Adriana-Melo

Adriana Melo

Em 2015, a médica paraibana foi responsável por uma das mais importantes descobertas recentes da medicina, a relação entre o zika vírus e a má-formação cerebral. Sem apoio, ela custeou a pesquisa que chegou a comprovação deste diagnóstico, ganhando reconhecimento internacional importante para a evolução na busca do tratamento contra o vírus.

Zilda-Arns-Neumann

Zilda Arns Neumann

Pediatra e sanitarista, foi fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança que surgiu com a missão de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição no Brasil. Também iniciou campanhas como o incentivo à produção ao Soro Caseiro, além de criar a Pastoral da Pessoa Idosa, em 2004.

Essas são algumas das muitas mulheres que lutam diariamente para um mundo melhor e merecem todo o reconhecimento e apoio para continuarem fazendo a diferença no Brasil e no mundo. A Vale Saúde Sempre não dedica apenas um mês, como também todos os dias para enaltecer todas as mulheres que se dedicam sempre pelo nosso bem.

Compartilhar.

Sobre o autor

Deixe uma resposta