Setembro Lilás: sua saúde na prevenção do Alzheimer

0

Acordar de manhã e não conseguir fazer coisas simples como, escovar os dentes ou preparar o café, parece impossível, mas é a realidade das pessoas que sofrem de Alzheimer. No mês de setembro acontece o “Setembro Lilás”, uma campanha de conscientização de prevenção a este mal que atinge em média 1,2 milhões de pessoas, acima de 65 anos, só aqui no Brasil.

O Alzheimer é uma enfermidade, relacionada a morte de células cerebrais, causando a perda de memória, demência ou perda de funções motoras. Apesar de incurável, existem dicas para prevenir ou prolongar o estado de bem-estar cognitivo, que são:

1 – Trabalhe a mente: estudos apontam que exercitar a mente com jogos como sudoku, ler, aprender novos idiomas, mantém a mente sempre ativa.

2 – Vai um cafezinho? Pesquisas mostram que o café contém substâncias que diminuem o risco de desenvolver a doença.

3 – Dieta Mediterrânea: opte por uma dieta rica em vegetais, peixes e frutas, pois ajudam a nutrir o cérebro.

4 – Vinho Tinto: uma taça de vinho tinto por dia faz bem, porque ele contém antioxidantes que protegem os neurônios.

5 – Saúde sem pressão: cuidar da pressão arterial é um dos fatores principais. Ela pode causar perda de memória precoce e desenvolver a doença mais rápido.

6 – Esteja em ação: pratique exercícios físicos, pode ser os mais simples como subir e descer escadas. Evite a vida sedentária.

7 – Seja Feliz: mesmo com a rotina louca do dia a dia, durma bem, saia com a família e amigos, faça coisas fora da rotina. O estresse produz hormônios que prejudicam o cérebro.

Compartilhar.

Sobre o autor

Deixe uma resposta